Compre seus livros através deste blog, clicando aqui.

17 agosto 2005

Salão do Livro II - A Mesa-Redonda de Blogs

Atravessei a Serraria Souza Pinto em direção à sala onde ocorreria a mesa-redonda de blogs. Não podia olhar para o lado, pois teria que parar em algum estande, folhear algum livro, aí iria perder o começo. Por via das dúvidas, deixei minha esposa e minha sogra na fila para a mesa um pouco antes. Subi as escadas, entrei na sala sem ver ninguém, somente minha esposa e minha sogra que aguardavam sentadas e tranqüilas o início. Encontrado meu lugar, aí sim comecei a procurar pelos rostos conhecidos. Apresentei-me e cumprimentei os palestrantes, primeiro o Idelber, elegantemente vestido, depois o Inagaki - eu estava meio sem jeito, mas tudo bem - e a Fal, uma simpatia. Conversei um pouco com o Idelber, que me apresentou o restante dos blogueiros - inclusive a Viva e o Bruno, que vieram do Rio para assistir ao evento. Pouco tempo depois chegou o Biajoni e a Mônica. O Biajoni, mais sério do que eu esperava, me presenteou com um exemplar autografado do seu livro (muito obrigado Bia!). Daí todo mundo ocupou suas cadeiras e o evento começou.

Após as apresentações de praxe, o Idelber começou a explanação, num texto que preparou previamente e que pode ser lido aqui. Achei interessante ele ter ressaltado esta capacidade que os blogs têm de fazer com que o profissional acadêmico receba um retorno de seu trabalho de modo muito mais rápido que no campo editorial tradicional, onde um livro demora a ser escrito, demora a ser publicado, demora a ser lido e por fim demora a ser comentado. Passando a palavra ao Inagaki, que ao contrário do que afirma fala perfeitamente em público, ouvi algo que concordo plenamente: muitas vezes a ficção em blogs é atrapalhada pela necessidade que o autor às vezes tem de postar algo. Aliás, algo que me impede de fazer literatura num blog é justamente esta armadilha, uma idéia boa que é publicada antes da hora. Por último a Fal encerrou de modo maravilhoso a palestra, ressaltando que por mais que haja a discussão sobre a relevância dos blogs para a literatura, certamente ainda é bastante cedo para fazer afirmações seguras. Agora é a hora de escrever, porque - citando Ítalo Calvino em "Por Que Ler os Clássicos" e adaptando para o mundo dos blogs - ter um blog é melhor do que não ter.

No fim ainda bati um rápido papo com a Mônica, conheci a Carolina, conversei com o Bia sobre as dificuldades existentes para um autor novo ver seu trabalho publicado (inclusive ainda vou escrever um texto colocando tudo que me veio à cabeça sobre o assunto, pelo menos eu espero!) e posamos para as fotos que estão no site do Idelber e do Inagaki. Infelizmente, na sexta, não pude ir as compras e nem a casa do Idelber depois, mas como todo bom leitor, não resisti e voltei no outro dia para as compras. Disso falo depois.
Subscribe with Bloglines