Compre seus livros através deste blog, clicando aqui.

16 maio 2006

Benjamin e o Conceito de Aura

Walter Benjamin é um pensador cujos textos são frequentemente citados, especialmente nos cursos de Letras. Apesar de sua ligação com a Escola de Frankfurt, sua amizade com Theodor Adorno e de ser classificado como um crítico literário marxista, o pensamento de Benjamin não se reduz às suas opiniões de esquerda - por vezes criticadas nos outros pensadores da Escola. Suas idéias apresentam uma complexidade interessante e são discutidas mesmo por aqueles que não gostam da crítica marxista.

Um exemplo disso é o livro "Aura A Crise da Arte em Walter Benajmin", onde a autora, Taisa Helena Pascale Palhares, dedica-se a leitura de vários textos de Walter Benjamin somente para tentar decifrar o que o filósofo quer dizer quando utiliza o conceito de aura em suas obras. O resultado é um trabalho meticuloso, esclarecedor e, o mais importante, sem aquela verborragia característica de estudiosos que se denominam 'especialistas', que constrói uma imagem de entendedor de algo incompreensível. A autora, através de um raciocínio claro, leva-nos a entender as várias referências ao conceito, explicando-nos detalhadamente a construção do sentido do termo. Com isso, ao final da leitura, sentimo-nos melhor informados e com aquele desejo de também nos debruçarmos sobre os textos de Benjamin com uma nova perspectiva em mente. Por tratar de modo objetivo o conceito de aura, o livro é interessante não somente aos leitores das obras de Benjamin mas também aos que desejam começar a entender seu pensamento. Ou, para resumir tudo, um livro bastante recomendado.

***


Para conhecer mais o filósofo, recomendo a leitura do ensaio "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica" (texto que pode ser lido em inglês aqui).

Subscribe with Bloglines