Compre seus livros através deste blog, clicando aqui.

03 fevereiro 2005

Grandes Obras - parte I

Bom já que o tema desse blog é a odisséia, por que não iniciar uma série de comentários sobre grandes obras justamente por ela? Postarei aqui informações sobre grandes obras que influenciaram e influenciam toda a humanidade. Ou talvez nem tanto. Enfim, pretendo colocar aqui comentários de obras que aprecio, sem qualquer ordem de importância. Pronto.

A Odisséia
O Que é?
"A Odisséia" foi escrita provavelmente entre 750 e 650 A.C. A obra é um poema épico sobre os caminhos do herói grego Odisseu ou Ulisses após a Guerra de Tróia. Sua influência na literatura é inquestionável. Basta notar que o tema primário da obra (o desejo de retornar a um lar) é abordado também em obras tais como "O Mágico de Oz" e "Ulisses". Muitos afirmam que a obra é resultado de múltiplos autores e outros, ao contrário, dizem que ela foi escrita por um único autor, Homero. Uma outra teoria procura ligar os dois pontos de vista, ao afirmar que na verdade Homero escreveu as diversas histórias que ouvia, aglutinando tudo em um grande poema. Como os eventos se passam após a Guerra de Tróia recomenda-se a leitura e compreensão de "A Ilíada", também de Homero. Embora o foco principal da narrativa seja Odisseu e sua volta para casa, outros personagens são marcantes como Telêmaco, filho de Odisseu, e a fiel esposa Penélope.

Por Que Ler?
Pela idade você deve ter notado que "A Odisséia" se tornou um texto atemporal. Os mitos constituem um degrau do pensamento humano para tentar explicar o mundo. Como a mitologia grega influenciou toda a cultural ocidental é de supor que os personagens da obra também influenciaram a construção de personagens da literatura moderna. Especialmente a figura do herói e sua viagem de descobrimento são constantemente observados no mundo literário. Portanto, ao ler qualquer obra de ficção na literatura tenha em mente "A Odisséia" e seus personagens.
Subscribe with Bloglines