Compre seus livros através deste blog, clicando aqui.

25 maio 2005

O Prêmio Nobel de Literatura é Justo? Parte I - Como ocorre a premiação?

É comum ouvirmos pessoas afirmando que a escolha do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura é quase sempre injusta e que na maior parte das vezes o vencedor é alguém que nada representa para a literatura. No entanto, a maioria das pessoas sequer sabe como são escolhidos os vencedores, o que torna a discussão quase sempre baseada nos 'achismos' e não em dados concretos. De qualquer modo, a escolha do vencedor chama a atenção dos leitores e das editoras, movimentando o mercado nacional de livros. É comum observarmos, após o anúncio do vencedor, uma correria das editoras para tentar disponibilizar ao público, o mais rápido possível, obras destes autores. Resta saber então se a leitura destas obras representa algo relevante dado a escolha e porque certos autores consagrados são completamente desconhecidos do público em geral. O primeiro post desta discussão destaca apenas dados básicos, disponíveis no site da organização, sobre a escolha do vencedor. Abaixo está um resumo do processo:

1 - Nomeação
O processo de seleção do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura se inicia em setembro, um ano antes do anúncio do vencedor. Nesta época, a Academia Sueca em Estocolmo envia cartas a pessoas e organizações qualificadas para nomear candidatos. As nomeações chegam a Academia entre setembro e fevereiro. Os candidatos são sumarizados numa lista que contém cerca duzentos nomes.

Estão habilitados para submeter propostas ao Prêmio Nobel de Literatura:
- Membros da Academia Sueca e de outras Academias, instituições e sociedades literárias;
- Professores de literatura e linguística de universidades e colégios universitários;
- Ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura;
- Presidentes de outras sociedades de autores que se destacam por sua produção literária em seus respectivos países;

2 - Seleção
Durante a primavera sueca, as propostas são examinadas pelo Comitê Nobel e em abril é apresentado para aprovação pela Academia uma lista preliminar de candidatos, contendo cerca de vinte nomes. Antes do recesso de verão da Academia a lista é reduzida e fica com cinco nomes. Em outubro a Academia faz sua escolha. Para que a eleição seja válida, um candidato deve obter mais de 50% dos votos.

3 - Anúncio
Depois que ocorre a votação, o vencedor é contatado e é marcada uma comitiva para a imprensa. Informações a respeito de nomeações, investigações e opiniões sobre o vencedor são mantidas em segredo por cinquenta anos.

4 - Cerimônia de Entrega do Prêmio e Anúncio Oficial
Em dezembro, o vencedor do prêmio é convidado a Estocolmo onde ele(a) participa das festividades e recebe a medalha, um diploma pessoal e o prêmio em dinheiro. Durante a cerimônia o vencedor faz um discurso.
Subscribe with Bloglines