Dirigir por este país se tornou algo bastante fácil para quem possui um guia rodoviário. Não importa em que fim de mundo você planeja parar, o mapa sempre aponta o caminho. Procurando pelo nome da cidade, encontramos referências à respeito de pousadas e restaurantes, e em alguns casos, ótimas dicas de passeio. Tudo o que um viajante precisa, dum modo organizado. Num outro oposto, quase toda empresa séria possui um site e possui também, dentro dele, um link para o que chamam de 'mapa do site'. Geralmente é uma página absurdamente inútil que (no melhor dos casos) lista os mesmos links que podem ser consultados no menu existente no site. A preocupação de reorganizar as informações, tendo como ponto de vista a necessidade do usuário que acessa o site, é quase inexistente neste mundo virtual. Estes exemplos mostram uma verdade óbvia: informações organizadas valem muito. Prova disso é que o "Guia Quatro Rodas" é um best-seller presente na maioria dos porta-luvas. Quer outra prova? É realmente muito difícil encontrar algum internauta que tenha por costume acessar os tais 'mapas do site' de locais que visitam, mesmo que, vez por outra, tenham necessitado de alguma informação que não encontraram.
Minha intuição me diz que se as editoras dum modo geral percebessem o quanto isso é verdade, já teriam desenvolvido um produto assim para nós leitores. Já perceberam como é difícil encontrar um livro de que precisa, não sabendo exatamente qual é? Por que nenhuma editora pensou ainda em desenvolver um mapa confiável de literatura para nós leitores?
Não sei se já ocorreu com vocês, mas ocorre frequentemente comigo: quero ler um bom romance sobre, digamos, a Guerra Civil Espanhola. Não posso ir a uma livraria e simplesmente perguntar: "Olá, você tem algum romance cujo cenário é a Guerra Civil Espanhola?". Os vendedores de livraria, quando muito, sabem que "Raízes do Brasil" não é um livro sobre plantas. A única forma segura de obter a informação é perguntar a algum conhecido que tenha lido um livro assim e ele fazer a indicação. Outra forma que pode funcionar também é fazer uma busca pela internet, embora aposto que a grande maioria das referências apontarão para livros de História e não livros de ficção. Se você não tiver problema algum com o idioma, através da Amazon você poderá procurar e ler algumas páginas de livros para se decidir se vai valer a pena ou não comprá-lo.
Mas imagine que houvesse um guia com informações sobre as obras publicadas pelas editoras brasileiras. As obras poderiam ser relacionadas por assunto, ou escritor, ou época, etc. Após o título, uma sinopse breve, algumas informações relevantes (nome do escritor, editora, ano de publicação, etc.). E quem sabe uma cotação da obra, segundo algum critério - mas (claro) nada daqueles comentários inúteis que vemos em lojas virtuais. Enfim, algo como um
"Leonard Maltin's Movie Guide", que descrevesse, ao invés de filmes, livros.
Talvez você possa estar pensando que, com a popularização da Internet, um guia assim é algo completamente desnecessário, um produto comercialmente inviável. De fato, pode ser que eu seja o único leitor que sentiria necessidade de comprar algo assim. Mas existem mil e uma idéias sobre como tornar as informações atraentes para um público maior. Por exemplo, poderia se escolher uma autoridade no assunto para escrever as resenhas. Ou ainda apresentar fotos exclusivas de algumas obras-primas. Enfim, as possibilidade são inúmeras. Não conheço nenhum guia brasileiro assim, não sei o motivo deles não existirem. Pode ser que eu esteja realmente errado, mas, sob meu ponto de vista, esta parece ser uma boa idéia.